III SENEPI


Entre os dias 10, 11 e 12 de maio de 2010, a cidade de Maceió sediou o "III SEMINÁRIO NORDESTINO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL" - III SENEPI. Trata-se de um evento científico regional, com participações de palestrantes de todo o Brasil e do Exterior.

O "Seminário Nordestino de Propriedade Intelectual" que já está na sua terceira edição – as duas primeiras (I e II SENEPI) foram idealizadas e realizadas na Universidade Federal de Sergipe (2008 e 2009, respectivamente) e promovidos pelo Departamento de Direito, sob a coordenação da Profª Drª Carla Eugenia Caldas Barros. Como o objetivo do SENEPI é ser itinerante (pelos Estados do Nordeste), Maceió foi escolhida para sediar a Terceira Edição, cuja Organização está sendo Coordenada pelo Prof. Dr. Querino Mallmann, Professor da Faculdade e do Mestrado em Direito da UFAL, onde também Coordena um Grupo de Pesquisa em "Direito da Propriedade Intelectual" (NUPI), com linha de pesquisa registrada junto ao CNPq.

Além da realização do "III Seminário Nordestino de Propriedade Intelectual", foi realizado o "I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL" e o “I SIMPÓSIO ALAGOANO DO DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL".

A realização destes Eventos Científicos estão sendo possíveis pois contam, além dos apoios Institucionais da UFAL e da UFS, do apoio científico do CNPq, FAPEAL, FINEP, PROPEP, FDA e PPGD/UFAL, e do apoio do NIT/PROPEP/UFAL, através do seu Pró-Reitor, Prof. Dr. Josealdo Tonholo e da coordenação de pesquisa da PROPEP, Profª Drª Sílvia Beatriz Beger Uchôa.

O objetivo principal do Evento é ser um fórum de debate das questões mais importantes da Propriedade Intelectual, pois nunca o Direito da Propriedade Intelectual foi tão discutido, nem teve tanto destaque, como vem tendo nos últimos anos. Muito disto se deve a rápida disseminação da cultura, dos conhecimentos, através dos modernos meios de comunicação, com a associação da linha telefônica, da fibra ótica, do computador e da internet, que interligado às redes internacionais, vem modificando as relações individuais a nível privado e profissional, causando uma verdadeira revolução tecnológica com a transmissão de dados e informações nunca antes visto na história da humanidade.