II SENEPI


Aconteceu nos dias 11 a 15 de maio de 2009 no Auditório da Justiça Federal de Sergipe o II Seminário Nordestino de Propriedade Intelectual, um evento organizado pelo Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTEC/UFS), pelo NEPRIN e pelo Departamento de Direito. O evento tem como um dos objetivos fomentar a disseminação de ciência e tecnologia na região nordeste.

Dentre os palestrantes, estará a Dra. Simone de Cássia Silva (NPR/UFS), onde apresentará a palestra: "A valorização econômica dos ativos intangíveis: uma abordagem da gestão do conhecimento", a palestra será realizada no dia 13/05/2009 (quarta-feira) às 8h30.

Resumo da Palestra: 

Com o crescente e rápido avanço das informações que permeiam as diversas redes de relacionamento públicas e privadas, é relevante o gerenciamento constante do conhecimento. A atenção à gestão do conhecimento contribui para a conquista da vantagem competitiva organizacional, em termos econômico e financeiro, de mercado, dos processos e dos aspectos sociais, ambientais e tecnológicos. Alinhado a essa premissa, cresce, também, a importância da propriedade intelectual como instituição necessária para dar proteção e facilitar a valorização econômica dos ativos intangíveis. As diretrizes do alinhamento entre a gestão do conhecimento e a propriedade intelectual devem estar pautadas em métodos de acompanhamento da conversão do conhecimento individual em coletivo (ontologia), do conhecimento estratégico em operacional (gnosiologia) e do conhecimento tácito em explícito (epistemologia), sob uma vertente cognitiva e conectiva.  Neste contexto deve-se ter os estatutos de proteção legal da propriedade intelectual como condição essencial para o funcionamento eficaz das economias contemporâneas, no qual ativos intangíveis na forma de conhecimento científico e tecnológico são vistos como os propulsores do crescimento e desenvolvimento econômico e social.


Veja cartaz, programação e mais detalhes